Quicabo - Angola

Quicabo - Angola
Foto de Vasco D'Orey, montagem de Garcia Ferreira

Encontro em Castro Daire

FOTO DE FAMILIA

FOTO DE FAMILIA

O Pó da Picada

Angola 1971/1973
O Pó da Picada


Aniceto pires
Quicabo

Estávamos em Janeiro de 1973, foi um dia de Sábado, já a meio da tarde, após a chegada de mais uma escolta á coluna de reabastecimento, (M.V.L.) cuja missão era a Fazenda Maria Fernanda, onde estava destacada a Companhia Operacional 3342.
Saímos no dia anterior a meio da manhã, seguindo o trajecto - Caxito, Quicabo, Sete Curvas, Balacende, Palacaças, Ponte do Rio Lifune, Fazenda Margarido e Fazenda Maria Fernanda, onde chegámos a meio da tarde.
Era um trajecto, muito sinuoso, agressivo, zonas de vegetação muito densa, risco elevado, a atenção era permanente.
Na época das chuvas, o mesmo trajecto chegava a levar 3 ou 4 dias, os veículos enterravam-se na picada por se tornarem zonas pantanosas, tinha-mos de permanentemente encontrar soluções arriscadas para o desbloqueio das mesmas, era uma missão muito ingrata, tal como se observa nas imagens seguintes:





1 comentários:

Anónimo disse...

Também estive em Quicabo de Maio de 1967 a Junho de 1968 no Batalhão de Caçadores nº 1910 que por sinal também tinha a insignia de "Excelente e Valoroso".
Deixamos lá um memorial aos mortos em combate que ficou entre o difício onde funcionava o comando do Bat. e o campo de futebol e a pista. Fui furriel miliciano das informações e operações.

Cumprimentos António Gonçalves