Quicabo - Angola

Quicabo - Angola
Foto de Vasco D'Orey, montagem de Garcia Ferreira

Encontro em Castro Daire

FOTO DE FAMILIA

FOTO DE FAMILIA

Encontro anual (2009)



04 Abril de 09

O dia começou cedo para aqueles que de longe tinham de rumar até à Torreira, mais concretamente á Estalagem Riabela onde esperavam encontrar os Camaradas de uma vida, sim de uma vida, neste dia exacto completámos 36 anos de regresso a Portugal, após 2 intensos anos em terras de Angola.

Também eu me levantei cedo e depois de me encontrar com o Lourenço e o Lobo da Silva (este acompanhado do seu colega Luís) tomámos a estrada para o encontro que todos os anos o Oliveira se empenha em concretizar.

Cerca das 11 horas da manhã já cumprimentávamos e abraçávamos os velhos camaradas daqueles dois longos anos, onde a amizade forjada por eles se prolongou até aos dias de hoje.

Foi rever o Vasco, Virgílio, Oliveira, Pedro, Sousa Martins, Grilo, Estrela, Pires, Pinho, Tavares, Oliveira, Soares, Rigor, Mónica, Antunes, Caldas, Patusco, Ferreira, Abel, Gautama, Coelho, Xavier, Castro, Remédios, Temporão, Batista, Azevedo, Bacalhau, Vale, Bárrios, Lobo e tantos, tantos outros que me é impossível aqui nomear todos (marcaram presença cerca de 80 a 90 camaradas) e por isso desde já apresento as minhas desculpas a todos os que aqui não mencionei e que sem eles este encontro não faria qualquer sentido.

Tomados os aperitivos e após a chegada do nosso Comandante Columbano Líbano Monteiro, dirigimo-nos para a sala do almoço onde nos esperava um repasto bem confeccionado e apetitoso (parabéns ao Virgílio).

Antes de iniciarmos a refeição foi pedido um minuto de silêncio (vivido com emoção por muitos dos presentes) pelos CAMARADAS que já deixaram de pertencer ao número dos vivos mas que continuam presentes na nossa memória.

Depois, bem depois veio o almoço, a verdadeira confraternização entre os presentes, recordando momentos vividos longinquamente e lamentando a ausência de alguns outros Camaradas que com eles viveram esses momentos, distribuíram-se fotos de encontros passados e até os álbuns de fotos antigas circularam de mão em mão.

Já na fase final, e como sempre, o nosso Comandante usou da palavra para mais uma vez enaltecer a realização destes encontros e emocionado agradecer o carinho e atenção que todos lhe dispensam, fazendo questão de sublinhar o mérito militar que lhe foi reconhecido e que muito se deveu ao desempenho no Comando do Batalhão de Caçadores 3838, ao que se seguiu o corte do habitual bolo de aniversário do Batalhão.

Uma palavra de apreço para o Silva que mais uma vez nos brindou com um dos seus “brilhantes” discursos.

Por último e para nos agradecer, a Ria de Aveiro brindou-nos com um espectáculo deslumbrante de voos ousados de algumas centenas de belos flamingos (diria eu que foi para colmatar a falta da Força Aérea sediada ali perto na Base S. Jacinto).

Garcia Ferreira

1 comentários:

Anónimo disse...

Caros Amigos e Camaradas;
Vi hoje pela 1ª vez os vossos comentários e fotos. Gostei muito.

Um grande abraço para todos
Eurico Lourenço