Quicabo - Angola

Quicabo - Angola
Foto de Vasco D'Orey, montagem de Garcia Ferreira

Encontro em Castro Daire

FOTO DE FAMILIA

FOTO DE FAMILIA

MEMÓRIAS

Trouxe comigo a memória daquele céu, do cheiro a terra húmida e dos bandos de pássaros que esvoaçavam nas manhãs frescas e nubladas pelo cacimbo.
Recordo a beleza daquele pôr-do-sôl, o ribombar dos trovões no tempo das chuvas após os fins de tarde de calor tórrido e intenso, o feérico e esplendoroso alvorecer…
 Jamais se apagará da minha memória o som dos batuques, das silhuetas dos imbondeiros, lembrar-me-ei para sempre do cheiro da  papaia madura e guardarei no meu coração a terna lembrança da Fazenda “ Margarido” e da “Maria Fernanda”, palco de tantas e tantas escaramuças que nos aguçaram o jeito  de verdadeiros guerrilheiros, lá bem nas entranhas da floresta dos “ DEMBOS “.
Os rios Lifune e o Dange abraçarem o célebre morro dos Palacaças quando no tempo das chuvas engrossavam as suas margens.



 Aos meus companheiros do B. Caç.3838.

Quase 40 anos volvidos e sinto cada vez mais intensamente a nostalgia da nossa permanência em Angola.
Seria mais lógico que no decurso do tempo tornasse mais esbatidas as imagens e as recordações das vivências que nos animavam  e dos contactos que ficaram bem gravados em cada um de nós. Mas não! De vez em quando dou comigo a sentir as imagens a desfilar na minha lembrança, como um filme que nunca mais termina…
… No irradiar das operações na “ Missão” que se sucederam, pairava sempre a interrogação: Será a vez derradeira?



Furriel Bárrios

0 comentários: